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Microlearning: saiba o que é e como desenvolver uma equipe de sucesso

Conheça a metodologia Microlearning, um jeito simples, rápido e prático de passar conhecimento e aprendizado para o dia a dia de trabalho da...

Por Equipe iFood Benefícios

O termo microlearning pode ser traduzido como “microaprendizado”. Trata-se de uma técnica de aprendizagem de baixo custo, fácil aplicação e alto rendimento que se utiliza para investir na capacitação dos colaboradores de uma empresa.

Neste sentido, esta é uma grande oportunidade para desenvolver talentos na organização, o que pode se tornar uma vantagem competitiva e uma maneira de se destacar no mercado.

Quer implementar esta metodologia na sua empresa? Então continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar sobre a aplicação do microlearning no mundo corporativo.

Índice:

O que é microlearning?

O microlearning é uma técnica de aprendizagem e desenvolvimento que utiliza práticas rápidas, objetivas e de fácil acesso para ensinar conteúdos de alto valor e aprimorar competências e habilidades.

Para isso, a metodologia se baseia em conteúdos específicos de curta duração e simples de serem entendidos. Suas principais características são:

  • Materiais de 2 a 5 minutos;
  • Um objetivo principal de aprendizado;
  • Linguagem simples e compreensível;
  • Uso de tecnologias para transmitir conhecimento.

De maneira geral, o microlearning prioriza a qualidade do aprendizado, não a quantidade. São utilizadas pequenas doses de conhecimento que são mais fáceis de consumir e também mais fáceis de serem lembradas no futuro.

Como funciona o microlearning?

Podemos dizer que a aplicação do microlearning acontece em pílulas, ou seja, em curtos conteúdos sobre diversos temas, com fins instrucionais e educativos.

Esses conteúdos podem vir em diferentes formatos, como vídeo, e-mail, dinâmicas, exercícios, jogos e treinamentos. O ideal é escolher aquele que faz mais sentido com os objetivos que deseja alcançar.

Sendo assim, o microlearning funciona como uma ferramenta para passar informações e conhecimentos importantes para os colaboradores, porém de uma maneira otimizada, sem dispensar muito tempo nisso.

É possível desenvolver soft skills com esse método?

Resumidamente, as soft skills são habilidades comportamentais e competências subjetivas relacionadas à maneira como o profissional executa suas tarefas e à sua qualidade de vida no trabalho. Elas estão relacionadas, por exemplo, à forma como você interage com os colegas ou como gerencia sua carga de trabalho. 

Normalmente, estas são capacidades difíceis de serem avaliadas e ainda mais difíceis de serem ensinadas. Afinal, isto implica uma mudança de hábitos e comportamentos. Mas a boa notícia é que é possível desenvolver soft skills com o microlearning.

No contexto da metodologia, o desenvolvimento dessas habilidades deve ser realizado da mesma forma como é feito o das hard skills, que são as aptidões técnicas. Ou seja, é preciso identificar os pontos de melhoria do colaborador e focar em um hábito ou comportamento por vez.

Para isso, seja eficaz e vá direto ao assunto, indique o ponto exato de mudança e como fazê-la. Além disso, usar estratégias de repetição espaçada podem reforçar o conhecimento e auxiliar o colaborador a reter e aplicar as informações.

Microlearning: conheça seus benefícios!

A esta altura está claro que o microlearning pode facilitar o desenvolvimento de habilidades e competências dentro das organizações, certo?

Entretanto, existem ainda mais benefícios além desses! Podemos destacar a melhora do engajamento dos colaboradores nos treinamentos, já que o conteúdo é passado em pequenos blocos de estudos, e os profissionais se sentem menos impacientes ou cansados em relação aos cursos de longa duração. Os resultados também são vistos de forma mais rápida, aumentando a motivação.

Outro ponto é a otimização do tempo dos colaboradores e gestores envolvidos no processo. Isto porque, com esta técnica, é possível absorver conhecimentos que geram grande impacto na produtividade, na eficiência e até mesmo na saúde mental dos funcionários sem que seja necessário ocupar o tempo das pessoas por horas para explicar sobre um mesmo assunto.

Por fim, temos também a facilidade de aplicação do microlearning, já que pode se basear em apresentações de slides, vídeos ou breves discussões sobre o conteúdo. 

Além disso, ao contrário dos cursos de longa duração, que tem a manutenção trabalhosa, otimizar os conteúdos de microlearning é ainda mais prático do que produzi-los, já que são materiais simples e facilmente editáveis.

Passo a passo para aplicar Microlearning nas empresas

Se você achou esse método de microaprendizado interessante, confira  a seguir como você pode implementar o microlearning no seu dia a dia de trabalho.

1. Defina os objetivos

O primeiro passo é definir o objetivo que você deseja alcançar com o microlearning. 

Para isso, você precisa fazer um diagnóstico das principais necessidades, ou seja, se a intenção é ensinar uma nova técnica de trabalho, um novo conceito que faz parte da cultura da empresa, sobre um novo produto que será lançado, entre outros. A partir daí será mais fácil estruturar a aplicação do microlearning.

2. Defina os tipos de conteúdo

Com o objetivo e tema definido, chegou a hora de pensar qual ou quais os melhores formatos de conteúdo para que as pessoas absorvam a mensagem de forma mais completa e assertiva possível.

O interessante é não se apegar a apenas um formato. Você pode combinar mais de um, como um momento teórico e uma prática em seguida, para fixar melhor os conceitos.

3. Crie um planejamento

Criar um cronograma para o microlearning é essencial para não se perder no processo, principalmente se esse aprendizado for faseado. 

Por mais que a ideia do microlearning seja oferecer conteúdos curtos, isso pode ser feito com uma certa frequência e em sequência. Portanto, planejar como isso será feito é importante.

4. Explore diferentes materiais

Para tornar o aprendizado mais dinâmico, pensar em diferentes materiais pode deixar o processo mais fluido e fácil de assimilar.

Além disso, com mais de uma opção de material, o colaborador pode escolher aquele que ele mais se identifica, personalizando o microlearning.

5. Use a Gamificação como aliada

Estimular uma competição saudável é motivador em diversos ambientes corporativos. A gamificação tem sido cada vez mais utilizada, pois aumenta o engajamento, o senso de equipe e o foco.

Dessa forma, apostar em dinâmicas de grupo, com vencedores e premiação, pode ser uma alternativa acertada para passar determinado conhecimento. Além de ser um momento propício para reconhecer os esforços e o bom trabalho que vem sendo realizado.

Outra maneira de incentivar os colaboradores a se manterem sempre atualizados e em aprendizado constante é tornar a função mais atraente oferecendo benefícios corporativos.

Para isso, conheça o iFood Benefícios. O vale-alimentação e vale-refeição do iFood que pode revolucionar o conceito de alimentação na sua empresa!

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 5 min