iFood Benefícios Perguntas frequentes
Tire suas dúvidas sobre o iFood Benefícios, o vale-refeição ou vale-alimentação do iFood pra sua empresa.
1. O que é o iFood Benefícios?
O iFood Benefícios é o vale-refeição ou vale-alimentação iFood para empresas.
Ele permite que os colaboradores recebam os valores de benefícios relacionados à alimentação para usar tanto no delivery do iFood quanto em mais de 4 milhões de restaurantes e mercados que aceitam vale-refeição com o cartão físico Elo, conta também com pagamento via QR code impresso ou nas maquininhas de cartão Rede integradas com essa tecnologia e com o iFood.
2. O cartão Ifood Benefícios está de acordo com o novo PAT?
Sim! O Cartão Ifood Benefícios é regulamentado segundo as normas vigentes do Programa de Alimentação do Trabalhador, utilizando a bandeira ELO.
3. Como uso o meu cartão iFood Benefícios?
Ao fazer uma compra, é só selecionar a opção crédito e pagar na maquininha. O valor será debitado do seu saldo assim que a compra for aprovada.
4. Qual maquininha aceita vale-alimentação ou vale-refeição iFood Benefícios?
O iFood Benefícios é um vale pra usar no app e na maquininha. Você consegue usá-lo na função crédito em mais de 4 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil.
5. Existe um aplicativo específico do iFood Benefícios?
Sim, você precisa baixar o app do iFood Benefícios na App Store ou Play Store para usar seu benefício. Depois é só seguir os passos abaixo:
- Abra o app, clique em “Entrar” e digite o seu CPF;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo;
- Pronto! Você já pode desbloquear o cartão e acompanhar seu saldo pelo app
6. Será um único cartão para Alimentação e Refeição?
O iFood Benefícios oferta dois benefícios distintos que respeitam a legislação aplicável, segregados e com finalidades específicas: o iFood Refeição e o iFood Alimentação. O cartão benefícios físico é apenas um dos meios para utilizar os benefícios (que podem ser utilizados no aplicativo iFood e por QR Code) e não se trata de instrumento único.
O controle do valor entre vale-refeição ou vale-alimentação depende das normas da empresa contratante e das normas sindicais. O saldo do benefício Refeição será utilizado somente em compras em lanchonetes, padarias e restaurantes e o saldo do benefício Alimentação será direcionado somente para compras em estabelecimentos como supermercados, mercearias e atacadistas.
7. Consigo pagar por aproximação com o meu cartão?
Verifique se o seu cartão tem o ícone de pagamento por aproximação. Se tiver, você conseguirá fazer pagamentos por aproximação em maquininhas que têm esse recurso.
Importante: para utilizar a função, é necessário que você tenha feito pelo menos um pagamento inserindo o cartão em uma maquininha que aceita vale-alimentação ou vale-refeição em crédito. Depois disso, sempre que quiser pagar por aproximação, seu cartão estará habilitado.
Mas atenção ao limite: só é permitido pagar por aproximação quando o valor das compras for menor que R$ 200,00.
8. O iFood Benefícios está aderente ao PAT?
Sim, o iFood Benefícios é aderente ao PAT.
9. Como vou receber o meu cartão do iFood Benefícios Elo?
Existem duas modalidades de envio do seu cartão iFood Benefícios Elo: a empresa como responsável, ou entrega direta ao colaborador. O critério de envio é definido na contratação. Caso a entrega seja diretamente ao colaborador, aparecerá uma notificação em seu aplicativo solicitando seu endereço, neste caso, a empresa será responsável pelo pagamento da taxa, que irá variar de acordo com a quantidade de entregas.
10. Como eu acompanho a entrega do meu cartão?
A empresa em que você trabalha é responsável por te enviar o cartão iFood Benefícios Elo. Portanto, para acompanhar a entrega, entre em contato com o time de RH da sua empresa ou a equipe responsável pelos benefícios. Quando tiver o cartão benefícios em mãos, lembre-se de desbloqueá-lo pelo app e usá-lo na função crédito.
11. Como desbloqueio o meu cartão?
Para desbloquear o cartão benefícios iFood: vale-alimentação ou vale-refeição, primeiro você precisa vincular sua conta iFood Benefícios no app do iFood. Para saber como fazer isso, é só seguir este passo a passo. Se você já vinculou as contas, pode desbloquear o cartão benefícios pelo app do iFood Benefícios seguindo os passos abaixo:
- Na tela inicial do app, toque em Desbloquear cartão;
- Insira os 4 últimos dígitos do cartão;
- Cadastre uma senha de 4 dígitos;
- Repita a senha que você criou no campo abaixo;
- Toque em Cadastrar;
- Pronto! Agora é só começar a usar o cartão na função crédito nas lojas físicas!
12. O vale-alimentação recebe antes ou depois de trabalhar?
A data de agendamento do iFood Benefícios depende da equipe que cuida desta frente na sua empresa. Entre em contato com o RH para verificar quando o benefício cairá na conta.
13. O que é a campanha “Um sorriso puxa outro?”
A ação Um sorriso puxa outro traz a apresentadora Luana Xavier e o humorista Rafael Portugal como chefes do Departamento do Sorriso, o departamento responsável por apresentar o vale-refeição ou alimentação iFood Benefícios aos gestores de RH e colaboradores de empresas, mercados e restaurantes. A campanha mostra como o vermelhinho iFood Benefícios é capaz de puxar sorrisos de todos os colaboradores.
14. iFood aceita cartão alimentação iFood Benefícios Elo?
Sim! O iFood aceita vale-alimentação iFood Benefícios. Para cadastrá-lo, é só acessar o item 31.
15. Como usar vale-refeição no iFood?
Abra o aplicativo iFood, vá na aba “Perfil”, logo à direita do menu inferior. Selecione “formas de pagamento” e, em seguida, toque em “Adicionar novo cartão”. Aperte em “vale-refeição” ou “vale-alimentação”, selecione iFood Benefícios e pronto. É só preencher os dados do seu cartão!
Você usa o benefício onde preferir e contar com a maior cobertura do Brasil de vale-alimentação e refeição: sorriso de orelha a orelha nos colaboradores!
16. Como faço para instalar o app iFood Benefícios?
Antes de tudo, você precisa baixar o app do iFood Benefícios na App Store ou Play Store.
Depois é só seguir os passos abaixo:
- Abra o app, clique em “Entrar” e digite o seu CPF;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo;
- Pronto! Você já pode desbloquear o cartão benefícios iFood e acompanhar seu saldo pelo app!
17. Posso parcelar minhas compras?
Não. Apesar de você selecionar a opção crédito na hora de pagar, as transações só podem ser feitas à vista e não é possível parcelar o valor.
18. Posso utilizar meu cartão iFood Benefícios em compras online fora do app do iFood?
Sim, desde que a empresa/site selecionado esteja registrado em seu CNPJ com o ramo de atividade alimentação e refeição. Pois se caso não estiver, não será aceita a transação.
19. Onde posso usar o vale-refeição Elo ou vale-alimentação iFood Benefícios Elo?
Como seu cartão iFood Benefícios é bandeira Elo, Você consegue usá-lo na função crédito em mais de 4 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil, entre eles:
- Docerias e confeitarias;
- Padarias;
- Restaurantes;
- Mercearias e supermercados;
- Atacadistas;
- Lanchonete.
20. O cartão funciona para saques?
Não, não há como sacar dinheiro do vale-alimentação ou vale-refeição iFood Benefícios, você só pode usar o cartão iFood Benefícios Elo em compras presenciais em estabelecimentos para aquisição de refeições em restaurantes ou produtos de gênero alimentícios em mercados (na função crédito) ou usar o seu saldo quando quiser fazer um pedido no iFood.
21. Preciso cadastrar o meu cartão iFood Benefícios no app iFood para realizar compras?
Na verdade, você precisa vincular o seu benefício à sua conta no iFood. Assim, quando você for fazer um pedido, é só escolher o iFood Refeição ou iFood Alimentação nas suas formas de pagamento.
22. Não recebi meu saldo. O que pode ter acontecido?
O agendamento de recargas e distribuição de saldos são de responsabilidade do RH ou o time que gerencia benefícios na sua empresa. Entre em contato com alguma dessas pessoas para verificar a data de distribuição do benefício.
23. Posso trocar a senha do meu cartão?
Sim, basta seguir os passos abaixo:
- Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Gerenciar Cartão;”
- Na área de Cartão, escolha a opção “Alterar senha”;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo na tela de confirmação;
- Escolha uma nova senha e confirme;
- Pronto, você já pode comprar utilizando a nova senha!;
24. O que é o iFood Benefícios?
O iFood Benefícios é o vale-refeição ou vale-alimentação iFood para empresas.
Ele permite que os colaboradores recebam os valores de benefícios relacionados à alimentação para usar tanto no delivery do iFood quanto em mais de 4 milhões de restaurantes e mercados que aceitam vale-refeição com o cartão físico Elo, conta também com pagamento via QR code impresso ou nas maquininhas de cartão Rede integradas com essa tecnologia e com o iFood.
25. Esqueci ou bloqueei minha senha, o que faço?
Caso você tenha esquecido sua senha, é só alterar por uma nova, seguindo os passos abaixo:
Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Gerenciar Cartão”;
Na área de Cartão, escolha a opção “Alterar senha”;
Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo na tela de confirmação;
Escolha uma nova senha e confirme;
Pronto, você já pode comprar utilizando a nova senha!
26. Como bloqueio o meu cartão, em caso de perda ou roubo?
Você pode bloquear o cartão temporariamente no app.
Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Gerenciar Cartão”;
Na área de Cartão, marque a opção “Cartão Desbloqueado”;
Confirme que deseja bloquear temporariamente o seu cartão;
Para desbloquear o seu cartão, basta desmarcar a opção “Cartão Bloqueado” e confirmar que deseja fazer o desbloqueio.
27. Como eu solicito uma segunda via do cartão?
Ainda não é possível fazer isso diretamente pelo app, mas você pode bloquear o cartão iFood Benefícios Elo temporariamente e entrar em contato conosco para solicitar a 2ª via. O formulário fica disponível no app do iFood Benefícios Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Mais" > "Ajuda"; "Enviar uma solicitação";
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda;
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível;
28. Como entro em contato, em casos de problemas com meu cartão?
Entre em contato conosco através do formulário disponível no app do iFood Benefícios Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Mais" > "Ajuda"; "Enviar uma solicitação"
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível
29. Não reconheço uma transação, o que devo fazer?
Entre em contato conosco através do formulário disponível no app do iFood Benefícios
Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Mais" > "Ajuda"; "Enviar uma solicitação";
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda;
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível;
Após isso, iremos analisar e o prazo para o estorno é de até 30 dias. Importante: Você pode contestar uma transação em até 90 dias após a data depois da data em que ocorreu a compra.
30. O que é PAT?
PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador) destina-se a melhorar as condições nutricionais do trabalhador brasileiro e provê alguns benefícios para as empresas aderentes a ele.
31. Consigo pagar com o iFood Benefícios direto nos restaurantes?
Sim, usando o cartão físico iFood Benefícios Elo em mais de 4 milhões de mercados e restaurantes físicos que aceitam maquininha de cartão de crédito.
32. Qual a rede credenciada para o uso do iFood Benefícios?
Todo e qualquer estabelecimento disponível no aplicativo do iFood e também aqueles que aceitam cartão de crédito e sejam do ramo de alimentação.
33. Já possuo Vale-Refeição da concorrente, o que fazer?
Caso haja multa em caso de rescisão e/ou troca de fornecedor de benefícios, a empresa pode optar por utilizar parcialmente (para alguns funcionários) o benefício do iFood Benefícios.
Isso porque nosso contrato não exige migração de 100% dos usuários de benefícios, seja alimentação ou refeição, para o iFood Benefícios.
34. Preciso migrar todos os colaboradores para o iFood Benefícios?
É uma escolha da empresa definir e liberar quais colaboradores que receberão os benefícios de vale-refeição ou vale-alimentação, desde que forneça para todos seus colaboradores que ganhem até cinco salários-mínimos.
35. Como faço para adquirir?
Basta entrar em contato com a equipe do iFood Benefícios clicando abaixo:
36. Quais os planos do iFood Benefícios?
Temos plano pré e pós pago para as empresas aderirem ao iFood Benefícios, ambos sem custos ou taxas adicionais. A empresa só paga o valor do benefício dos seus colaboradores
37. Existem restrições técnicas para a utilização?
Para fazer o pedido no delivery, se faz necessário um aparelho celular smartphone ou um computador com acesso à internet.
38. O contrato do iFood Benefícios tem valor mínimo?
O contrato iFood Benefícios finalizadas diretamente no nosso site, o valor mínimo de recarga por colaborador é de R$50,00. Para demais modalidades de contratação, consulte um de nossos executivos.
39. Posso cancelar quando eu quiser?
Sim, basta não solicitar a recarga para o mês seguinte.